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Após presenciar inúmeros acidentes com canoas havaianas, a Um Homem do Mar realizou o primeiro estudo sobre a capacidade de esgotamento como procedimento de segurança, com base nas inúmeras situações vividas a bordo em embarcações de classe olímpica com litragem similar às das canoas.

Esse estudo tem como objetivo, o aumento da eficiência da navegação com as canoas havaianas para 6 remadores (OC6) em águas abertas considerando que, no Brasil a grande maioria não utiliza saia para evitar ou reduzir a possibilidade de alagamento da embarcação.

Embarcações desse tipo, se deslocam nas áreas de navegação além da zona de recreação e estão expostas a maiores riscos de acidentes uma vez que possuem uma grande extensão, maior que muitas embarcações de navegação costeira e um baixo costado facilitando a entrada de água, não possuindo qualquer tipo de recurso funcional para esgotamento, como bailers.

Por esse motivo, foi desenvolvido esse pequeno estudo considerando dois pontos como raciocínio de segurança;

 

1) (Quantidade) Remando em ondulações, é importante ter a dimensão do volume de água que pode estar fazendo e sua capacidade de esgota-la.

2) (Tempo) No caso de uma capotagem, estando em área de navegação, rota de colizão, ou em áreas de risco como costeiras, quanto tempo necessita para esgota-la e coloca-la em área de segurança novamente.

 

Segundo os cálculos, uma canoa tem como medidas aproximadas, 0,45cm de boca, 0,55cm de altura média e 10mts de comprimento interno.

Base do cálculo:

1m3 = 1.000lts ou 1.000.000cm3

1m3 = 100x100x100= 1.000.000cm3

0.45x0.55x100 = 24.75cm3 ou seja, 247,5 litros/metro, somando um total de 2.475 litros ou 2.4m3

 

Para análise de eficiência de esgotamento, podemos considerar que, a cada 1 segundo um remador é capaz de esgotar 1 litro de água em função da capacidade do recipiente utilizado, conhecido como bailier. Apenas para efeito de cálculo foi considerado que o limite de trabalho seguro seria de 3 remadores esgotando e 3 remadores remando (gerenciamento de risco)

 

2.475 litros;

41,2 minutos para esgota-la por completo utilizando 1 remador.

20,6 minutos para esgota-la por completo utilizando 2 remadores.

13,6 minutos para esgota-la por completo utilizando 3 remadores.

10,2 minutos para esgota-la por completo utilizando 4 remadores.

8,2   minutos para esgota-la por completo utilizando 5 remadores.

6,8   minutos para esgota-la por completo utilizando 6 remadores.

 

Para um cálculo mais próximo à realidade, consideremos que, durante a remada, a canoa foi alagada por uma onda, mas que não a impediu de continuar navegando, pois o alagamento ocupou apenas 50% da capacidade do casco, teríamos então;

 

1.237 litros;

20,6 minutos para esgota-la por completo utilizando 1 remador.

10,2 minutos para esgota-la por completo utilizando 2 remadores.

6,8   minutos para esgota-la por completo utilizando 3 remadores.

5,0   minutos para esgota-la por completo utilizando 4 remadores.

4,0   minutos para esgota-la por completo utilizando 5 remadores.

3,4   minutos para esgota-la por completo utilizando 6 remadores.

 

Esses tempos tem como objetivo, saber se numa travessia oceânica, no caso de uma onda alagar a embarcação, é mais seguro esgota-la navegando, mesmo reduzindo a capacidade de deslocamento/ rendimento em até 50% por utilizar parte da tripulação para esgotamento ou se é mais rápido executar um huli no caso de uma rota de colisão ou uma situação de arrasto para a costeira por exemplo.

Outra questão é o deslocamento, foi considerado um ponto importante para que se decida dentro do tempo de um alagamento, a condição de tomada de decisão por área de risco e até mesmo a diferença de tempo entre outras embarcações se distanciando ou se aproximando da área de risco, considerando que;

Deslocando 10.000 metros p/h em média, são deslocados 166,67 metros por minuto e 2,78 metros por segundo. Uma canoa com aproximadamente 15 metros, á uma velocidade constante de 10km p/h, desloca a extensão de seu casco em 5.4 segundos.

Isso significa que, no caso de um alagamento de 50%da capacidade do casco ou seja 1.237 litros, se sua velocidade média, fosse reduzida para 5.000 metros p/h e uma embarcação que mantem a mesma velocidade constante se deslocasse, você levaria 10,8 segundos para recuperar sua velocidade média para um pedido de socorro por exemplo.

 

Esse estudo não tem como objetivo de conclusão a geração de respostas e sim de despertar nas tripulações as perguntas para tomadas de decisão em situações onde a segurança da embarcação e da tripulação, possa estar comprometida.

 

 

English Version Study

After see many accidents with outrigger canoe, I decided accomplish the first Brazilian study about the draining capacity how safety procedure.

The objetive this study is better efficiency  the outrigger canoe in open water, in Brazil many paddlers don’t use any protection for avoid risk in the ocean.

Many canoes displace in coastal navigation area, waterways where small boats, sailboats and ships share the same area  and the outrigger canoes don’t have instruments for your protection, many time some boats are small and the outrigger canoe is big and have more difficult for maneuver.

 

This was my motivation for develop this study, considerate 2 point to the start of de safety studies.

 

1. (Amount) paddling in the swell, is very important you have the dimension about amount water inside canoe and your draining capacity.

2. (Time) when the canoe turn, If you stay in navigation area, collision route or coast line, how many time needs for drain out and back to safety again.

 

The canoe dimensions are, beam 45 cm, side 55 cm and inside hull 10 meters.

The calculation base:

1m3 = 1.000 liters or 1.000.000cm3

1m3 = 100x100x100 = 1.000.000cm3

45x55x100 = 24,75cm3 or 247,5 liters por meter, 2.475 liters or 2.4m3

 

For the efficient analyze of drain out, we can considerate what each one second, one paddler is able of drain out one liter of water because the regular size of bailer. Just for the calculation was considered the secure limit 3 paddlers working together for drain out the water and 3 paddling the canoe and manager the risk.

 

Time to need drain out 2.475 liters of water;

41,2 minutes for complete drain out with 1 paddler working.

20,6 minutes for complete drain out with 2 paddlers working together.

13,6 minutes for complete drain out with 3 paddlers working together.

10,2 minutes for complete drain out with 4 paddlers working together.

8,2 minutes for complete drain out with 5 paddlers working together.

6,8 minutes for complete drain out with 6 paddlers working together.

 

For the calculation more closer the reality, we considerate that, paddling the canoe one waves draining but not stop your displacement because just 50% draining the hull, and than we’ve;

 

Time to need drain out 1.237 liters of water;

20,6 minutes for complete drain out with 1 paddler working.

10,2 minutes for complete drain out with 2 paddlers working together.

6,8 minutes for complete drain out with 3 paddlers working together.

5,0 minutes for complete drain out with 4 paddlers working together.

4,0 minutes for complete drain out with 5 paddlers working together.

3,4 minutes for complete drain out with 6 paddlers working together.

 

These calculation of the times is to know if when crossing the ocean it is safer the hull remains completely drained or if it is safer to continue to rowing even if the canoe moves slowly or to execute the huli when it is in route of collision or very near the coast, for example.

 

The other question is about the displacement, considerate a very important point for decide the draining time inside risk area.

The different time between the others boats for arrive or departure in the risk area, we considerate that;

Displacement 10.000 meters per hour, are displace 166,67 meters per minute and 2,78 meters per second. The canoe have 15 meters in average with medium speed 10km per hour. Your hull (15m) displace yourself in just 5,4 second.

This mean if you drain just 50% the hull capacity 1.237 liters and your speed low for 5.000 meters per hour and out boat keep the same speed you lead to 10,8 seconds for back for average speed for ask for help and go in the safe area

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