top of page

A muitos anos colaboramos de maneira voluntária para a multiplicação dos conhecimentos náuticos aos não navegadores. Através desse compartilhamento conhecemos pessoas que com suas dúvidas nos ajudaram a forjar oque pensávamos como projeto.

As primeiras clínicas foram feitas com os recursos mais comuns, projetor e microfone, mas nosso sonho sempre foi alcançar o maior número possível de pessoas. Nasce então o desejo de criar algo que pudesse ser distribuído e compartilhado, mas conceitos náuticos as vezes mesmo que simples parecem complexos. Pensamos então em unir informações e arte e para isso nāo poderíamos contar com ninguém menos que o nosso amigo, surfista, homem do mar e artista gráfico Alexandre Torrano.

Precisávamos de alguém que pudesse compreender nossa proposta em seus mínimos detalhes e que pudesse expressar toda a importância das informações de maneira clara, objetiva e principalmente divertida. A partir desses elementos o projeto Todos ao Mar, educação náutica para não navegadores começa a tomar forma e cores.

Navegadores de esporte e recreio e praticantes de esportes aquáticos vem dividindo cada vez mais as áreas de navegação e é muito comum a ocorrência de acidentes por puro desconhecimento de normas básicas da navegação e utilização de equipamentos de seguranca.

O projeto Todos ao Mar tem como objetivo a multiplicação de informações para o trafego seguro entre navegadores e praticantes de atividades aquáticas dentro das áreas de navegação, pois existe um volume grande de pessoas que embarcam regularmente, mas que desconhecem quaisquer normas de navegação e de segurança para prestar qualquer ajuda caso haja uma emergência a bordo, por exemplo. O objetivo não é formar navegadores, mas tripulantes que compreendam de maneira clara alguns conceitos que ajudam na segurança do tráfego marítimo.

Da mesma maneira focamos também nos Não Navegadores, pois nesses últimos anos as áreas de navegação vem recebendo um número muito grande de praticantes de esportes como kayak, canoa e stand up paddle e que por não conhecer de regras basicas de navegação, muitas vezes acabam colocando-se em situações de risco ou até mesmo colocando as embarcações em situação de risco.

O projeto tem como objetivo, além de esclarecer dúvidas aos já praticantes da navegação, levar informações aos que convivem com o universo náutico, mas que desconhecem tais informações e, através de nosso folder auto explicativo, conseguir fazer com que cada pessoa acessada por nossa clínica possa tornar-se um multiplicador para pelo menos mais 5 pessoas.

Acreditamos que a consientização é o melhor caminho para que tenhamos uma navegação mais segura.

*Como participar?

O projeto busca atender jovens de 8 a 80 anos, nossa equipe dedica parte de sua agenda ao serviço voluntário e por isso existem algumas condições para que o mesmo ocorra, cada solicitação é avaliada individualmente pois cada grupo terá um perfil e para nós da Um Homem do Mar é muito importante entender cada aplicabilidade, pois primamos pela excelência na transmissão da informação.

*A quem se destina? 

O projeto é destinado à clubes náuticos, instituições de ensino superior ou recreativas desde que monitoradas por seus responsáveis.

*O que é necessário? 

Necessitamos de auditório com acomodação para 50 pessoas, projetor, microfone, quadro escolar e flip chart.

Qual o perfil do público?

Esse projeto é destinado a qualquer contato com a água, seja ele através de rios, lagoas, lago, represas ou mar, não se limitando apenas a região costeira brasileira.

Qual a duração?

O conteúdo áudio visual tem duração de aproximadamente 1:30, mas esse tempo pode se estender de acordo com a participação do grupo através de perguntas feitas durante a apresentação, com duração máxima de 2:30.

Como agendo?

Por se tratar de um projeto voluntário é necessária uma antecedência de no mínimo 30 dias da data de intenção para que todo o processo de verificação de disponibilidade de agenda e logística seja providenciado e confirmado.

Contato; ricardo@umhomemdomar.com.br

bottom of page